O manifesto do copia e cola

by - junho 01, 2025

Título original: "The Copy and Paste Manifesto". Escrito originalmente por Joshua McCrowell no seu blog intitulado "Rise Up Comus" em 20 de maio de 2025

Traduzido por Felipe Tuller. 

 

Eu já afirmei publicamente que criar um megadungeon é fácil e divertido. Eu escrevi um livro sobre isso.

Mas eu tenho boas notícias. É ainda mais fácil do que eu fiz parecer.

Quero apresentar a você um ethos para seu jogo, chamado...

O Manifesto do Copia e Cola

Na introdução de That Hideous Strength, C.S. Lewis faz referência ao escritor de ficção científica Olaf Stapledon e a sua obra: “O Sr. Stapledon é tão rico em inventividade que pode muito bem emprestar isso, e eu admiro sua inventividade (embora não sua filosofia) tanto que não sentiria vergonha alguma em tomá-la emprestada.”

Eu gostei dessa citação desde a primeira vez que a li e já a peguei emprestada diversas vezes. De fato, sempre que eu roubo ou crio algo a partir do trabalho de outras pessoas, costumo citá-la, inteira ou em parte. Eu acho extremamente satisfatório ter roubado essa ressalva de dizer: “Ei, estou roubando isso de alguém.”

Você também pode ter ouvido a frase frequentemente atribuída erroneamente: “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam.”

Estou aqui para dizer que é exatamente assim que você deveria conduzir suas mesas.

Amando o manifesto

Não existe a masmorra perfeita. Quando você mestra The Yellow Book of Brechewold, você sente que o subnível da nave élfica pende demais para a ficção científica para seu jogo de fantasia, então você o remove. (Manifesto do Cortar, Copiar e Colar não tem uma sonoridade tão boa, mas cortar também faz parte.)

Não existe a campanha perfeita. Quando você mestra Dolmenwood, você quer começar os jogadores em Brandonsford (a vila de Black Wyrm of Brandonsford) para dar a eles imediatamente uns ganchos de conto de fadas e algumas missões dos NPCs locais. Você pega Brandonsford e a encaixa no hexágono 1205.

Não existe o megadungeon perfeito. Só existe a colcha de retalhos de masmorras costuradas à mão. Você junta duas masmorras de Silent Titans, Lost Caves of the Worm Witch de Sersa Victory e o Nexus of the Ix (da revista Knock! #3). Você conecta todas elas de uma forma temática e pelo uso de um mapa.

Não existe o jogo perfeito. Você roda OSE, mas pega as regras de abrir fechaduras de Errant, os pacotes de equipamento inicial de Cairn, e os procedimentos de XP retirados de uma postagem de um blog que você leu uma vez.

Existe tanto conteúdo bom por aí. O Manifesto do Copiar e Colar diz para você usar tudo isso. Crie o jogo perfeito para você, combinando todas as suas preferências e cortando tudo o que não gosta.

Chega de lamentar que você nunca vai conseguir usar aquele tal livro na mesa. “Quando terei tempo para mestrar mais uma aventura? Quem toparia jogar esse novo sistema comigo?” Não, cale a boca. Esse não é o motivo pelo qual você compra livros. Você os compra para roubar deles.

Vivendo o manifesto

Quando eu fiz o playtest de His Majesty the Worm, meu megadungeon era uma vasta coleção de conteúdos copiados e colados. (É por isso que nunca mostrei isso a ninguém.)

Eu quero que você faça o mesmo que eu fiz. Veja como:

Passo 1: Pegue uns mapas

Esses mapas podem ser feitos por você, gerados aleatoriamente com alguma coisa tipo o Watabou, criados por um cartógrafo profissional ou uma combinação dessas opções.

Passo 2: Numere as salas

Numere as salas com códigos de três dígitos (como recomendado por His Majesty the Worm). O Nível 1 terá as salas 101, 102, 103 etc. O Nível 2 terá 201, 202 e assim por diante.

Passo 3: Dê início à sua ficha de referência da masmorra

Use um Google Docs. Marque as diferentes masmorras como Título 1. Marque as salas como Título 2. Configure os estilos dos Títulos para que fiquem bonitos.

Passo 4: Pegue masmorras

Acesse aquela sua pasta de suplementos, aventuras e masmorras de RPG que está em constante crescimento e comece a abrir os PDFs.

Passo 5: Copie e cole

Pegue os melhores conteúdos e comece a copiá-los para seu Google Docs. Encontre temas que façam tudo funcionar em conjunto. Corte o que você acha que não combina com seu estilo. Talvez o Nível 1 venha praticamente inalterado de uma única fonte, mas reorganizado para se adaptar ao seu novo mapa e criar conexões com o Nível 2. Talvez você decida colocar um NPC do Nível 3 no Nível 1, criando uma linha de continuidade entre a entrada e uma seção mais profunda da masmorra.

Passo 6: Repita, infinitamente

Compre mais jogos. Adicione mais seções ao seu mundo. Deixe os jogadores viajarem de Dolmenwood até o Vale das Flores. Quando eles adormecerem, acordarão em Zyan.

Copie, cole, misture, modifique e crie o jogo perfeito para você e sua mesa.

Já que eu tenho a sua atenção: a campanha de Knock! #5 está quase se encerrando

Um dos lugares principais de onde você pode copiar conteúdo é a revista Knock!. Sempre que eu inicio uma nova campanha, releio todas as edições antigas. Há tantas ideias boas, tantas regras roubáveis, tantas tabelas incríveis, tantas engenhocas legais. Isso sempre estimula minha mente e me deixa empolgado.

No momento em que escrevo, faltam menos de dois dias para o fim da campanha no Kickstarter. Não perca essa chance!

Exorcise seu FOMO garantindo a sua cópia!

 



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